Casamento Cartorio

Casamento gratuito, quando o grátis é mais difícil - Diário de Noiva

8/13/2012

 
Uma das coisas que mais me fez entrar no mundo dos blogs de casamentos era a oportunidade de dar o caminho das pedras para quem esta  iniciando na vida de noiva. São muitos detalhes, muitos gastos, mil detalhes e muitas das vezes falar ou buscar ajudas com alguém próximo pode deixar você muito frustrada, que é o ocorre comigo, então sei como é.


Uma das partes caras seria a taxa de cartório. Na minha cidade a taxa está  com o valor de R$290,00 mais a certidão de nascimento que eles exigem que seja de até 6 meses no valor de R$ 69,00 no cartório de nascimento, aí já sobe o valor para quase R$ 500,00. Imagina que eu e meu noivo recebemos um salário mínimo, realmente é muito dinheiro.
Então corri atrás da isenção das taxas. Fui à Defensoria publica da baixada fluminense no RJ. Atendimento ultra lento, mas necessário. Saímos de lá para o cartório e foi ai que começou a enrolação.
O cartório tem uma &#8220política de avaliação de gratuidade&#8221 onde você tem que marcar um dia para a avaliação ser feita e depois disso , se aprovado você consegue marcar a data. A questão é são 4 avaliações por semana e só tinha vaga para dia 22/11/2012. Isso mesmo 4 meses para ser avaliado, para depois poder marcar e mais 90 dias depois poder casar.  
Mas não sei o que mais me deixa irritada com essa situação, a preguiça do cartório ou a cara de pau da atendente que acha isso super normal.  A justificativa? Eles recebem em media 20 solicitações de gratuidade e muitas das vezes a Defensoria publica não cobra o comprovante de renda  e assim alguém pode tirar a vaga de alguém que realmente precisa. Ok, até ai eu entendo, mas meus comprovantes estavam lá  e porque ela não avaliou já que somente tinha eu no cartório? Porque sempre existe essa burocracia para receber o que é meu de direito.
As coisas já estão tão difíceis que cada vez que um empecilho aparece vem o desanimo e parece que nada dá certo sabe? Fico muito chateada, mas é bem melhor tarde do que nunca né?
E você noivinha, já tentou buscar algo de graça? Como Foi? Conte-nos a sua experiência!

Sobre o Autor:

Priscilla

Carioca - 29 anos - Estudante  de Marketing 
Encontrou o amor de sua vida ha 15 anos atrás o reencontrou depois de 13 anos e vai se casar com ele em Abril de 2013.


You Might Also Like

0 comentários

SUBSCRIBE

Like us on Facebook